O evento, aberto ao público e gratuito, será realizado no Plenarinho da Câmara Municipal, no dia 20 a partir das 19 horas
Objetivando valorizar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Fundação Ulysses Guimarães – FUG-RO e a coordenação estadual do MDB Afro realizam no município de Cacoal o debate “O Protagonismo do Povo Negro no Processo Político em Rondônia – Racismo Estrutural, o Debate Necessário”. O evento terá como palestrante e mediadora a coordenadora do MDB Afro, Maria da Penha de Souza Menezes, que é pedagoga, especialista em administração escolar e pós-graduada em psicopedagogia.
A proposta do evento é discutir como o racismo estrutural limitou a participação política da população negra no estado de Rondônia, desde o início da redemocratização até os dias atuais e avaliar as possibilidades de ampliar e conquistar novos espaços de poder por meio das eleições de 2026.
Aberto ao público em geral, o evento é destinado aos movimentos sociais, estudantes universitários e do ensino médio, dirigentes e militantes partidários, sindicatos e gestores públicos.
Serviço
Evento: Debate Participativo
Pauta do Evento: “O Protagonismo do Povo Negro no Processo Político em Rondônia – Racismo Estrutural, o Debate Necessário”
Realização: Fundação Ulysses Guimarães – FUG-RO e Coordenação Estadual do MDB Afro
Data: 20 de novembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Cacoal
Informação/Inscrição: 69 9 8110 1009 (Penha)



