
Um dos mais ferrenhos defensores da causa negra em Rondônia, Orlando Souza, participou ontem da audiência pública da CPI da Violência Contra Jovens e Negros realizada na Assembleia Legisaltiva, em Porto Velho. Orlando não poupou críticas aos deputados federais Mariana carvalho (PSDB) e Marcos Rogério (PDT). Ambos votaram pela redução da maioridade penal. Segundo Orlando, “Mariana enganou o público com o convite ao criticar o genocídio de uma população jovem negra e, contraditoriamente, votou contra essa população, ao apoiar a redução da maoridade penal”. Orlando Souza disse que é contra a redução da maioridade penal por vários motivos. Dentre eles a superlotação dos presidios e o fato de que existem mais de 200 mil mandados de prisão em aberto. “Não há vagas no sistema prisional”, disse. Além disso, Orlando falou que mais da metade dos presos no Brasil não tem sentenças transitadas em julgados e são presos provisórios. Alguns há muito tempo aguardando.
Orlando também refutou o discurso do deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), que alegou ser a favor da redução da maioridade penal, pois um menor esteve 60 vezes presas e continua na crimminalidade. Para Orlando, está clara aía falha do Estado. “Com um índice de reincidências desses torna o Estado mais criminoso”, disse.
Orlando Souza fez duras críticas ao deputado Marcos Rogério. Segundo Orlando, ele desrespeitou o público presente à audiência. “O discurso dele foi falacioso, desumano e mentiroso baseado em parte numa imprensa manipuladora e que ao contrário do que ele disse há números tanto que ele citou o Mapa da Violência 2014”, disse Orlando ao Mais RO. Para contestar a fala do deputado pedetista de que 87% da população deseja a redução da maioridade penal, Orlando citou Jesus Cristo. “O clamor do povo nem sempre demonstrou que esse povo estava certo. No julgamento de Jesus Cristo o povo mandou crucifica-lo ao invés de um ladrão”, disse. “Ouvir o deputado Marcos Rogério com uma verborragia acusando desrespeitosamente os contrários às suas crenças é lamentável. Evangélico que diz que vem dizer que a população quer (redução da maioridade penal). Ora deputado, foi com essa tese de que o povo quer que trocaram Jesus por um ladrão e o crucificaram. Também o povo não queria o fim da escravidão deputado. Foi necessário a Inglaterra afundar uns navios nas costas brasileiras”. Finalizando, Orlando Souza pediu para Marcos Rogério estudar mais a Constituiçao, Bíblia e o PDT”.
Fonte: Mais RO