26 C
Porto Velho
domingo, dezembro 21, 2025
spot_img

Prêmio Mulheres Negras que Escreveram Histórias

Nesta sexta-feira (20), às 18h30, no Teatro Guaporé, a Prefeitura de Porto Velho realiza mais uma edição do Prêmio Mulheres Negras que Escreveram Histórias, que tem como propósito homenagear as mulheres negras que prestam relevantes trabalhos para a sociedade porto-velhense. O evento já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Porto Velho.

A organização é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). A iniciativa também conta com parceiros: Universidade Federal de Rondônia (Unir), Defensoria Pública do Estado (DPE/RO), Tribunal Regional Eleitoral/RO, Ministério Público do Estado/RO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Interfrazão, Serviço Social do Comércio (Sesc), Salão Black White Estúdio e Maple Bear.

Na ocasião, serão homenageadas cerca de 20 mulheres negras, incluindo 10 in memoriam, que atuam ou atuaram na questão étnico-racial em Porto Velho.

A entrega do prêmio marca a importância dos trabalhos desempenhados por mulheres que contribuem significativamente para agregar relevantes serviços nas áreas de educação, esporte, saúde, saberes tradicionais e religiosidade, invisibilidade social, empreendedorismo, cultura, sociedade civil organizada, política e sistema judiciário.

A premiação é parte das comemorações alusivas à Lei n.º 2.833/2021, que inclui o “Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”. A data é celebrada anualmente no dia 25 de julho ou no mês seguinte. O evento é parte das ações de implementação de políticas públicas de igualdade racial da prefeitura municipal.

O prêmio é um reconhecimento aos trabalhos realizados por mulheres negras que contribuem com as áreas de saúde, educação, cultura, esporte, política, empreendedorismo, saberes tradicionais e religiosidade, invisibilidade social, sistema judiciário e sociedade civil organizada.

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) ressalta a importância de ações como essa, e incentiva outros municípios a atuarem na implantação de reconhecimentos a pessoas que contribuem com o desenvolvimento de políticas para a população negra.
Saiba mais aqui.


 SERVIÇO:
Pauta: Prêmio Mulheres Negras que Escreveram Histórias
Data: 20/12/2024 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Teatro Guaporé
Endereço:  R. Tabajara, 148 – Olaria
Sugestão de entrevistados: Claudi Rocha, secretário da Semasf e Elsie Shockness, assessora técnica da pasta de igualdade racial na Semasf

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas