34 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Projeto que reajusta auxílios de servidores da Educação chega à ALE-RO até o fim de setembro

O Governo de Rondônia anunciou que enviará à Assembleia Legislativa, até o final de setembro, um Projeto de Lei que amplia os auxílios concedidos aos servidores da rede estadual de educação. A proposta prevê aumento do vale-alimentação para R$ 500 e do vale-transporte para R$ 200, beneficiando profissionais que recebem até quatro salários mínimos.

Segundo o governo, os investimentos fazem parte de um conjunto de medidas para valorizar os trabalhadores da Educação e melhorar as condições de ensino na rede pública estadual. Desde o início da atual gestão, os salários da categoria já foram reajustados em mais de 110%, superando em quase três vezes o índice acumulado da inflação no período, estimado em 39%.

Além da valorização profissional, o Executivo estadual também avança em obras de infraestrutura escolar na capital. Atualmente, cinco unidades da rede estadual de ensino em Porto Velho estão desativadas por apresentarem prédios antigos e em condições inadequadas de uso. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) decidiu pela reconstrução de três delas: as escolas Castelo Branco, Getúlio Vargas e Dom Pedro (antiga Petrônio Barcelos).

Obras em andamento

A Escola Dom Pedro já tem contrato assinado para a construção de um novo prédio. Enquanto isso, os projetos das unidades Castelo Branco e Getúlio Vargas estão prontos para licitação. As escolas 4 de Janeiro e São Luís passarão por grandes reformas, com contratos também já firmados para execução das obras.

No momento, a Escola Castelo Branco funciona provisoriamente na antiga Escola Terra Nova; a Getúlio Vargas opera no prédio da extinta Escola Dom Bosco; e a Escola Dom Pedro atende seus alunos nas instalações cedidas por uma instituição privada de ensino superior.

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, destacou que as ações fazem parte de um processo de modernização da rede pública estadual. “Estamos atuando para oferecer prédios escolares mais modernos e funcionais, sempre com foco no bem-estar da comunidade escolar. Esse trabalho é resultado de uma política que busca, ao mesmo tempo, garantir infraestrutura adequada e valorizar os profissionais que fazem a educação acontecer em Rondônia”, afirmou.

Para o governador Marcos Rocha, as medidas visam criar um ambiente mais seguro, confortável e moderno nas escolas. “Estamos trabalhando para transformar a educação pública de Rondônia, com investimentos em estrutura e valorização de quem faz a educação no dia a dia”, destacou.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas