Na manhã de sábado, 27, o PSD Mulher de Porto Velho realizou o encontro “Políticas Públicas para Mulheres” no L’Acordes Hotel, reunindo filiadas e lideranças para fortalecer a participação feminina na política e debater prioridades de políticas públicas em Rondônia.
Participaram do evento os vereadores do PSD Wanoel Martins e Everaldo Fogaça, além do ex-governador Daniel Pereira, que manifestaram apoio à agenda de representatividade e formação de lideranças mulheres.
A palestra principal foi ministrada por Beatriz Rodrigues Sanchez, cientista política especialista em Gênero e Política.
Beatriz é professora temporária do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, ministra cursos de curta duração no Insper, tem pós-doutorado pelo CEBRAP (IPP), é consultora da Fundação Tide Setubal no projeto “Rede Orçamento Mulher”, foi orientadora na FLACSO-Brasil e é doutora e mestra em Ciência Política pela USP (bolsista FAPESP).
Integra o Núcleo Democracia e Ação Coletiva (CEBRAP) e a Rede de Pesquisas em Feminismos.
Os debates abordaram capacitação de lideranças, estratégias para ampliar candidaturas femininas, financiamento e transparência eleitoral, além de políticas prioritárias em saúde, educação, segurança, trabalho e cuidado.
O presidente estadual do PSD em Rondônia, Expedito Júnior, destacou o compromisso com o protagonismo feminino: “PSD, mais uma vez, sai na frente. Precisamos engajar cada vez mais as mulheres na política. Hoje temos duas vereadoras na Câmara Municipal e cinco deputadas estaduais; esse quadro precisa melhorar.
Estamos trazendo professores de São Paulo e do Rio de Janeiro para preparar nossas mulheres para as próximas eleições, buscando mais representatividade no Legislativo e no Executivo. Venham!”
Com a presença de Wanoel Martins, Everaldo Fogaça e do ex-governador Daniel Pereira, o encontro reforçou a união do PSD de Porto Velho em torno da formação, articulação e ampliação dos espaços de decisão para mulheres em Rondônia.
Assessoria