Formalização da federação está prevista para ocorrer em novembro, com uma espécie de carta de intenções
O PSDB está avançando nas negociações para a formação de uma federação partidária ainda neste ano, com o objetivo de impulsionar a pré-candidatura presidencial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em 2025. A informação, segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, foi confirmada pelo deputado federal Aécio Neves (MG), deputado federal e um dos principais articuladores das conversas.
Ainda segundo a reportagem, as negociações envolvem também o Solidariedade e o PDT, além do Cidadania, que já está federado com os tucanos. Outro partido que pode se unir a essa aliança é o PRD. “Com isso, teremos uma base parlamentar forte que permita pensar em um projeto nacional com mais segurança para a eleição de 2026”, afirmou Aécio.
A expectativa é que entre 8 e 10 deputados federais manifestem interesse em se unir a esse novo arranjo partidário, dependendo da autorização de suas legendas atuais. Assim, a bancada da federação poderia atingir cerca de 50 parlamentares na Câmara dos Deputados.
Aécio Neves ressaltou que o objetivo da federação é oferecer uma alternativa democrática de centro, contrapondo-se ao que considera o “antipetismo extremista representado pelo bolsonarismo”. A formalização da federação está prevista para ocorrer em novembro, com uma espécie de carta de intenções que deverá delinear os próximos passos da aliança.
Brasil 247