O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu ontem (12) à tarde nas dependências da Liderança do partido na Câmara dos Deputados com o presidente estadual em Rondônia, deputado federal Padre Ton, e o deputado Anselmo de Jesus, oportunidade em que reafirmou a orientação de se manter diálogo nos estados para eventuais alianças com todos os partidos da base de sustentação do governo da presidente Dilma Rousseff.
No encontro, a pedido dos parlamentares e conforme havia sido definido em planejamento aprovado pela Executiva, Falcão demonstrou satisfação pelo fato da Comissão Eleitoral instituída pela Executiva ter iniciado as atividades do processo eleitoral com a realização de plenária regional em Rolim de Moura, com o próximo evento agendado para o dia 22 em São Miguel do Guaporé.
O calendário de plenárias está definido. Nos encontros, com lideranças locais e militância, são discutidas prováveis alianças, plano de governo e nominata aos cargos de deputados federais e estaduais.
Padre Ton explicou que ele e o deputado Anselmo compõem a comissão, constituída ainda pelo deputado estadual Cláudio Carvalho; prefeita Sônia Cordeiro, de Jaru; secretário de Organização Diego Gimenez e secretária de Assuntos Institucionais Andréa Mendes.
“Rui Falcão reiterou orientação anteriormente dada e que foi deliberada pelo diretório estadual de mantermos diálogo com os partidos da base aliada, e disse que logo após o Carnaval irá definir uma agenda em Rondônia para acompanhar o andamento dos procedimentos visando participação do partido nas eleições de 2014. É uma atividade que ele irá fazer em todos os estados”, disse Padre Ton após o encontro.
Pré-candidato ao governo, Padre Ton fez uma exposição sobre a conjuntura política de Rondônia, com relato das possibilidades de candidaturas à sucessão do atual governador, Confúcio Moura, e apresentou o resultado de duas pesquisas feitas recentemente em que seu nome tem grande viabilidade eleitoral.
O deputado também relatou sobre providências em relação às estruturas do partido em Rondônia, informando que em dois meses serão empossadas as comissões provisórias.