Iniciativa capacitará profissionais para aprimorar o atendimento nos Centros de Reabilitação do SUS e fortalecer a rede de cuidados no estado e na região.
A rede de atenção à saúde de Rondônia dá um passo fundamental para o aprimoramento do cuidado e da inclusão. A Superintendência do Ministério da Saúde no estado (SEMS-RO) participou, nesta segunda-feira, da abertura do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa de alta relevância oferecida pelo Ministério da Saúde em parceria com a renomada Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
O curso, capacitará profissionais que atuam na linha de frente do atendimento, com o objetivo de redefinir e elevar a qualidade da assistência prestada nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, que esteve presente na abertura, celebrou a iniciativa como um marco para a saúde pública local. “Investir na qualificação de excelência dos nossos profissionais é investir diretamente na dignidade e na qualidade de vida da população”, afirmou Orleans. “Esta parceria entre o Ministério da Saúde e uma instituição do calibre da FIOCRUZ traz para Rondônia o que há de mais avançado no cuidado à pessoa com deficiência. É uma determinação do Governo Lula fortalecer essas redes de atenção, garantindo que cada cidadão receba o melhor e mais humanizado atendimento que o SUS pode oferecer.”
A relevância do curso transcende as fronteiras do estado, consolidando Rondônia como um polo de formação na Amazônia. Entre as especializandas, além das profissionais rondonienses, o curso acolhe também duas participantes do estado do Acre, promovendo uma valiosa troca de experiências e fortalecendo a rede de saúde em toda a região.
Com a formação, a expectativa é de um impacto direto e positivo no dia a dia dos usuários do SUS, com a aplicação de novas técnicas, abordagens mais inclusivas e um serviço de reabilitação ainda mais qualificado, reafirmando o compromisso do Ministério da Saúde com a equidade e a integralidade do cuidado.