O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou, na manhã desta sexta-feira (8), o tráfego em duas faixas na ponte sobre o rio Candeias, no km 693 da BR-364/RO. A cerimônia de liberação contou com a presença do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e do superintendente do DNIT em Rondônia, André Santos.
A retomada do fluxo pleno ocorre após 98 dias de restrição, período em que a rodovia operou no sistema “pare e siga” devido às intervenções estruturais na ponte.
Durante esse período de obras emergenciais, o DNIT executou etapas de reforço e reabilitação estrutural, incluindo a concretagem das paredes de diafragma com Concreto Auto-Adensável (CAA) — ensaio flow test de 65 cm —, técnica que garante melhor preenchimento das formas e maior qualidade do concreto. A estrutura também foi preparada para receber reforço com sistema extradossado (cabos de aço associados a vigas protendidas), tecnologia aplicada para aumentar a rigidez e a capacidade de suporte da ponte.
Com a liberação de hoje, o DNIT restabelece a fluidez no principal corredor rodoviário de Rondônia, reforçando a segurança operacional e a confiabilidade estrutural da travessia. A autarquia seguirá monitorando o desempenho da ponte e dará sequência ao cronograma de reabilitação das demais obras de arte especiais no trecho.