Uma pesquisa divulgada em agosto deste ano mostrou que a região Norte conseguiu registrar o melhor índice no aumento das vendas do varejo em 2022. O crescimento veio após a intensa crise que se instalou no Brasil em 2020, e afetou de maneira direta esse setor. Em Rondônia, por exemplo, o crescimento nos primeiros meses deste ano foi de 3,2%. Uma porcentagem que pode parecer baixa, mas que supera vários estados do país. O maior destaque ficou em Roraima, com um aumento de 17,1%. As vendas digitais ajudaram nesses bons números.
Esse levantamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), órgão que reúne dados de diferentes pastas oficiais. O relatório aponta que a média nacional de crescimento do varejo ficou em apenas 1,6%, com algumas regiões registrando números ainda piores. No entanto, se olharmos para o Norte, a visão é completamente diferente. Quase todas as unidades da federação conseguiram superar a média brasileira.
Além daqui dos bons números daqui e de Roraima, citados anteriormente, também é preciso mostrar os números do Pará e do Amapá. Os dois estados conseguiram uma grande alta na venda do varejo e chegam ao mês de agosto com crescimento de 15,7% e 14,6%, respectivamente. Ou seja, índices que colocam toda a região acima da média do Nordeste, do Sul e até mesmo do Sudeste. Uma boa notícia para quem sofreu com a crise que afetou todo o país nos últimos dois anos.
A expectativa é que os números continuem crescendo até o final do ano, e a economia da região Norte possa voltar a ser destaque no Brasil. O varejo tem passado por muitas mudanças recentemente, sobretudo com a digitalização, mas alguns lugares estão conseguindo transformar isso em vendas. O e-commerce é a tendência para o futuro, assim como o marketing digital, e utilizá-los é essencial para que o setor fique mais próximo dos potenciais clientes. Os números comprovam isso, inclusive em Rondônia e outros estados mais ao norte do país.
O uso do digital
Está ficando cada vez mais comum ver empresas tradicionais passando por uma transformação digital no Brasil. Aqui em Rondônia, por exemplo, a Viação Águia Branca começou a aumentar a oferta de passagens viárias por conta do uso de plataformas digitais. Ao invés de vender trechos apenas nas bilheterias das rodoviárias, o grupo começou a usar a internet para adquirir bilhetes de viagem. Uma atitude simples que causou uma grande mudança no fluxo de vendas.
Isso é algo que ocorre com maior frequência, inclusive em diferentes setores. No varejo, isso é contabilizado no crescimento acima da média da região Norte. Empresas como o Mercado Livre e a Lojas Americanas começaram a ver o potencial de consumo por aqui, e começaram a expandir o e-commerce. Uma boa notícia para a região, que ganha acesso ao serviço que mais cresce no país. São bilhões de reais movimentados todos os anos, com a perspectiva de crescimento ainda maior no futuro.
Espaço para o marketing
Além da disponibilidade de serviços digitais nas vendas, os empresários também começaram a reconhecer o potencial de marketing que existe na web. Em outras áreas, como no entretenimento digital, essa é uma ferramenta essencial. As plataformas de streaming, por exemplo, costumam oferecer meses gratuitos para que as pessoas possam conhecer o serviço. No mundo dos jogos de apostas, o bónus de boas-vindas é uma oferta comum em alguns dos melhores cassinos online, como o Palmslots Casino e o Bet O bet Casino. São bônus em dinheiro para incentivar quem nunca jogou pôquer, blackjack e slots em um cassino ao vivo na internet.
Esses exemplos servem de inspiração para as empresas de varejo, e alguns estão aplicando isso com eficiência. O maior exemplo é a Shopee, que atua no marketing da mesma maneira. São várias ofertas de frete grátis, ou então de desconto no produto. Algumas lojas na plataforma chegam a oferecer 70% de desconto em alguns produtos. Tudo isso faz com que o varejo se movimente com força, sobretudo em regiões onde a queda na crise foi alta, como no Norte.
O varejo é um setor importante para a economia do país, e também do estado, por isso esse crescimento local é uma boa notícia. Todo o investimento feito recentemente, inclusive na digitalização, está dando resultado. A expectativa é por um aumento contínuo nas vendas, mostrando que o Norte tem força para sair desse momento ainda mais forte.