32 C
Porto Velho
terça-feira, março 11, 2025

Rio Mamoré atinge cota de alerta e Defesa Civil monitora áreas de risco em Guajará-Mirim

O nível do rio Mamoré atingiu a cota de alerta na manhã desta terça-feira , 11, em Guajará-Mirim, chegando a 10,01 metros — um centímetro acima da cota de alerta estabelecida em 10 metros. Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec, as fortes chuvas das últimas horas contribuíram para a elevação do rio, acumulando 6 centímetros. Na medição realizada na segunda-feira, 10, o nível do rio estava em 9,95 metros.

A cota de inundação é estabelecida em 11 metros. Diante dessa situação, a equipe da Comdec intensificou o monitoramento nos bairros próximos às margens do rio Mamoré, como Triângulo, Cristo Rei e Centro, áreas mais vulneráveis a possíveis enchentes.

A prefeitura municipal de Guajará-Mirim, por meio da Compdec, segue acompanhando a situação de perto, incluindo áreas ribeirinhas e comunidades indígenas. Esforços estão sendo mobilizados para minimizar os impactos de uma possível enchente, caso o nível do rio continue subindo.

De acordo com o coordenador da Comdec, Livaldo Medeiros Barroso, a Defesa Civil está mapeando locais para possíveis abrigos e orientando os moradores sobre os riscos de inundação. Além disso, o órgão está à disposição para realizar o atendimento e retirada das famílias para abrigos, caso o nível do rio ultrapasse a cota de segurança.

Aplicativos como Sipam hidro e Hidroweb são utilizados para monitorar e obter informações confiáveis sobre o nível do rio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Relacionadas