29 C
Porto Velho
terça-feira, novembro 11, 2025

Segurança e tecnologia caminham juntas em Ariquemes com o projeto Cidades Inteligentes

“Ariquemes virou um Big Brother — agora nem dá pra namorar no banco da praça”, brinca Confúcio Moura ao se referir às 163 câmeras de segurança de alta resolução instaladas na cidade.

Ariquemes dá um passo decisivo rumo à modernização urbana com a implantação do Cidades Inteligentes, idealizado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) e desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em parceria com a Prefeitura. Na sexta-feira 7,  o parlamentar se reuniu com os secretários de Planejamento,  Elizete Gonçalves e o de Segurança e Trânsito, Rodrigo Pedroti e o coordenador do projeto Vagner Schoaba para tratar dos ajustes finais.

O projeto recebeu cerca de R$ 22,34 milhões em investimentos, fruto de emenda parlamentar de Confúcio Moura junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e abrange cinco eixos fundamentais: educação, saúde, segurança pública, empreendedorismo e governança.

Segurança com tecnologia e resultados concretos

Na área da segurança pública, o impacto já é perceptível. Foram instaladas 163 câmeras de videomonitoramento de alta precisão em pontos estratégicos da cidade, todas interligadas à Central de Operações da Guarda Municipal.

O sistema permite o acompanhamento em tempo real de vias urbanas e rodovias, auxiliando as forças policiais na prevenção e repressão de crimes.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Rodrigo Pedroti, a integração entre as forças de segurança está transformando a maneira de agir contra o crime:

“As câmeras estão nos ajudando a identificar veículos suspeitos, acompanhar ocorrências em tempo real e agir com mais rapidez. Essa tecnologia inibe o crime e aumenta o sentimento de segurança da população.”

Tecnologia a serviço da vida

Para o senador Confúcio Moura, Ariquemes está se tornando referência na região Norte pela ousadia em aplicar tecnologia para garantir segurança e eficiência pública:

“As Cidades Inteligentes são aquelas que colocam a tecnologia a serviço da vida. Queremos que cada morador se sinta mais protegido, com serviços públicos acessíveis e uma cidade mais segura para viver.”

Com bom humor, o senador brincou com o novo momento da cidade:

“Ariquemes virou um verdadeiro Big Brother. Agora nem dá pra namorar no banco da praça sem aparecer na tela da central”, disse entre risos.

Um modelo para o futuro

Com as novas câmeras em operação, Ariquemes se torna uma das cidades mais seguras e conectadas da região Norte, consolidando-se como modelo de gestão inovadora.

A tecnologia, idealizada e viabilizada por Confúcio Moura, está reduzindo a criminalidade, ampliando a sensação de segurança e aproximando o poder público da população.

“Esse é apenas o começo de uma transformação profunda. Ariquemes está pronta para ser uma cidade cada vez mais humana, tecnológica e segura”,

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas