O Sistema de Monitoramento Interativo – totens, instalado pelo governo de Rondônia em pontos estratégicos do estado, representa um reforço importante na segurança pública. Os totens possuem duas funções principais: o monitoramento por câmeras e o contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Os totens têm sido aliados da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) no combate aos crimes, principalmente furtos e roubos. Os resultados positivos refletem os números: a violência diminuiu em Rondônia, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros oito meses de 2025, o estado apresentou queda significativa nos principais indicadores criminais, com destaque para: furto de veículos, com redução de 30%; roubo de veículos, com queda de 56%; e, furto e roubo de celulares, com redução de 17,3%.
A vendedora de Emilly da trindade que trabalha em uma loja de peças de bicicleta no bairro Igarapé, em Porto Velho, conta que bem em frente tem um totem, ela ressalta o quanto o sistema de monitoramento tecnológico tem ajudado na segurança da região. ”Nós já vimos várias abordagens da polícia aqui na rua Daniela esquina com a Calama no bairro Igarapé, uma moto estava cm a placa clonada e uma pessoa conduzindo o veiculo, após essa pessoas estacionar, logo em seguida a policia veio abordou a pessoa e apreendeu a moto, foi algo que fiquei surpresa pela agilidade e mostra que a segurança esta agindo protegendo a sociedade, ” afirmou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou as ações do estado no combate à criminalidade. “Os totens são uma ferramenta importante, pois identificam pessoas, placas de veículos e foragidos da Justiça. Além disso, permitem que o cidadão acione a polícia de forma rápida. Outro ponto essencial é o monitoramento por câmeras, que possibilita às forças de segurança agirem de forma antecipada”.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania Felipe Vital, também ressaltou a eficácia da tecnologia. “A utilização desses recursos tecnológicos traz agilidade para a atuação da polícia. Temos uma sala de controle que permite visualizar as cidades por meio dos totens e manter contato direto com as guarnições nas ruas. Isso nos permite agir com rapidez e garantir segurança ao cidadão de bem”
Os resultados positivos contra o crime são frutos das operações integradas entre a PMRO e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), aliadas ao uso de tecnologias de monitoramento e rastreamento. Um dos destaques é o sistema “Muralha”, que registrou cerca de 75 milhões de leituras de placas de veículos desde sua instalação. Além disso os totens dão suporte em investigações da PCRO, ajudando a solucionar crimes. Outra ferramenta do totem é o reconhecimento facial dos cidadãos. os totens foram instalados em regiões onde os índices de criminalidade são altos e com a medida os números de incidentes nestas localidades já reduziram.
TOTENS E MÓDULOS DE SEGURANÇA
Atualmente, o estado de Rondônia conta com totens instalados em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Além dos totens, outro recurso que reforça o videomonitoramento são os módulos de segurança — equipamentos compostos por câmeras com zoom aprimorado, capazes de registrar detalhes precisos das áreas monitoradas. Esses módulos também estão distribuídos nos cinco municípios.
COMO FUNCIONA O BOTÃO DE EMERGÊNCIA
O botão de emergência dos totens permite o acionamento direto com a polícia. Ao apertar o botão de emergência, a pessoa é conectada, via viva-voz com um operador da Central de Operações (Ciop), que registra a ocorrência no Sistema de Segurança (Siseg). Em seguida, o operador de teledespacho visualiza o protocolo da denúncia e, imediatamente direciona a ocorrência para a equipe policial mais próxima. A equipe da PMRO que possui tecnologia embarcada nas viaturas, recebe o alerta em tempo real e se desloca até o local da ocorrência.
Secom – Governo de Rondônia