O governo de Rondônia realiza neste sábado, 8, a entrega do Novo Hospital Regional de Guajará-Mirim. Um dos mais modernos centros de saúde da região: Com uma estrutura ampla, totalmente equipada e climatizada, a unidade vai beneficiar milhares de cidadãos, incluindo as comunidades indígenas e ribeirinhas.
Com capacidade total de 72 leitos, somando os destinados a adultos, pediatria, lactantes e emergências, o Hospital Regional de Guajará-Mirim foi projetada para fortalecer o atendimento na região e oferecer suporte especializado para a população, incluindo os povos originários. A unidade contará com uma área de apoio dedicada aos acompanhantes indígenas, com espaço coberto, banheiros, redário e uma horta com plantas medicinais, garantindo o acesso a práticas de cuidado típicas da cultura indígena, de forma segura e sem a necessidade de trazer insumos de fora do Hospital.
Princípios do atendimento à saúde indígena:
- Entender, respeitar e incorporar a cultura dos indígenas;
- Promover a saúde e prevenir doenças; e
- Harmonizar os indivíduos, famílias e comunidades com o universo que os rodeia.
Além disso, um espaço maior para melhor acomodação das pessoas foi previsto, considerando a prática comum entre povos indígenas de trazer mais de um acompanhante aos serviços de saúde. A norma brasileira estabelece que, para uma enfermaria com três leitos, devem ser previstos 6 metros quadrados por leito, totalizando 18 metros quadrados. Neste projeto, as enfermarias contam com 25 metros quadrados, garantindo maior conforto para todos.
ESTRUTURA
A unidade contará com uma equipe de 411 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos, motoristas e equipe administrativa e técnica. O fluxo de atendimento previsto é de aproximadamente 900 procedimentos diários, abrangendo exames, consultas, urgências e emergências, procedimentos cirúrgicos e internações. O Hospital prevê ainda, a realização de 16.942 mil exames laboratoriais mensais, fortalecendo o diagnóstico e tratamento de diversas patologias na região.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que o governo de Rondônia reforça seu compromisso com a ampliação e qualificação da rede pública de saúde. “Estamos garantindo atendimento mais acessível e humanizado à população de Guajará-Mirim e região, além de respeitar a cultura e identidade do nosso estado.”
A nova unidade será entregue em pleno funcionamento, com todos os profissionais contratados e prontos para atender à população. Ao todo, serão aproximadamente 225 profissionais, incluindo 18 médicos especialistas nas áreas de cirurgia-geral; ortopedia; emergência; pediatria; anestesiologia e ginecologia. O Hospital Regional chega para revolucionar o atendimento em saúde na região, reduzir a necessidade de deslocamento para outros municípios e garantir maior qualidade nos serviços prestados.