Superintendência de Rondônia participará de Mostra de Experiências Exitosa em Brasília

0
167

 

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde – SEMS/RO, através do seu Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa – SEINP, encaminhou nesta manhã (01/10) o projeto “REMODELAGEM DAS OFICINAS DO DIGISUS GESTOR-MÓDULO PLANEJAMENTO”, para a Mostra de Experiências em Articulação Interfederativa e Participativa da Gestão Federal do SUS, evento este que ocorrerá em Brasília no mês de dezembro de 2024 e será organizado pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, da Secretaria Executiva, do Ministério da Saúde (DGIP/SE/MS).

O projeto que se estende até novembro próximo, foi motivado pelo alto índice de pendências nos municípios do estado de Rondônia na finalização e lançamentos dos Planos Municipais de Saúde e seus Relatórios de Gestão, de 2018 a 2024. A Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS/RO), identificou mais de 1.000 (mil) instrumentos de planejamento pendentes no momento em que o novo Superintendente Sid Orleans assume o cargo em maio de 2023.

De acordo com Sid, a presença da Superintendência nos municípios, juntamente com os Secretários Municipais, seus técnicos e os Conselhos Municipais de Saúde regularizou, nesta força tarefa, pendências de 07 anos de gestão. “Das mais de 1.000 (mil) pendências que encontrei ao assumir a Superintendência hoje restam apenas 295 (duzentos e noventa e cinco), ou seja, conseguimos concluir mais de 70% da demanda reprimida ”, explica Orleans.

Orleans informou que a meta, até o final de 2024, é zerar todas as pendências dos 52 municípios de Rondônia, até para que não haja risco, por decisão do Tribunal de Contas da União, de determinar a suspensão do envio de verbas da saúde para os municípios rondonienses.

A Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia conclui o projeto em novembro de 2024. As últimas oficinas serão nas Regiões de Saúde do Vale do Jamari, Café e Cone Sul.