O Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans iniciou, na manhã de hoje e segue até o dia 14, a oficina de planejamento dos instrumentos do SUS, com o objetivo de sanear mais de 120 pendências de Planos Municipais e Relatórios Quadrimestrais e Anuais de Saúde dos municípios que compõem a região do Vale do Jamari no estado de Rondônia.
A Superintendência tem realizado várias Oficinas Regionalizadas do DIGISUS GESTOR MÓDULO PLANEJAMENTO – DGMP ao longo de 2024, durante toda essa semana o evento ocorrerá em Ariquemes, município este que é a sede da Região de Saúde do Vale do Jamari, a referida região é composta, além de sua sede, pelos respectivos municípios: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho D´Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.
Participam dessa Oficina, além do Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia-SEMS/RO, Sid Orleans, a Chefe do Setor de Articulação Interfederativa e Participativa-SEINP, Iza Gurgel, os gestores, os técnicos, os presidentes e conselheiros de saúde cadastrados no Sistema DGMP.
“Nós estamos seguindo a ordem do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade de apoio incondicional aos municípios e Estado, para que não haja nenhuma possibilidade de suspensão de recursos financeiros para a saúde, por ordem do Tribunal de Contas da União por pendência em instrumentos de planejamento e prestação de contas dos recursos utilizados para a saúde nos municípios e no estado de Rondônia”, explica o Superintendente.
Segundo Orleans, a meta é zerar todas as 1016 pendências encontradas em maio de 2023, época em que o atual Superintendente assumiu a pasta. Atualmente a Superintendência aponta pouco mais de 200 pendências. A última oficina acontece na semana que vem nos municípios que compõem a Região do Cone Sul Estado, momento em que a expectativa é banir toda e qualquer pendência no sistema DIGISUS, módulo planejamento, do Ministério da Saúde.




