33 C
Porto Velho
sexta-feira, setembro 19, 2025

SUS 35 Anos: Em Rondônia, Superintendência do Ministério da Saúde lidera celebração que une gestores e sociedade

Evento em Porto Velho destacou conquistas históricas, desafios atuais e a importância da união interinstitucional para o fortalecimento do maior sistema de saúde pública do mundo.

Em uma cerimônia que uniu gestores das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes do controle social e dos trabalhadores, a Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS-RO) celebrou, nesta sexta-feira, os 35 anos de história, conquistas e resiliência do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado na capital, foi um ato de reconhecimento à importância fundamental do SUS na vida de cada cidadão brasileiro.

A abertura do evento foi conduzida pelo superintendente Sid Orleans, que destacou o SUS como um patrimônio nacional. “Celebrar os 35 anos do SUS é celebrar a vida e uma das maiores conquistas sociais do povo brasileiro. O Sistema nasceu de uma luta coletiva e se fortalece todos os dias com a dedicação de milhões de profissionais”, afirmou Orleans. “Este encontro, que reúne todas as frentes da saúde pública em Rondônia, é a prova do nosso compromisso coletivo. Sob a liderança do Ministro Padilha, estamos trabalhando, incansavelmente, para que o SUS seja cada vez mais forte, justo e acessível a todos.”
Orleans destacou os avanços na saúde para Rondônia no terceiro mandato do Presidente Lula: mais de 20 unidades básicas de saúde com previsão de entrega até o final de 2026, Centros de Atenção Psicossociais, Centros de Reabilitação, 51 ambulâncias, 15 unidades móveis de odontologia, combos de equipamentos para as unidades básicas, equipamento para telesaúde, dentre outros.

A força do ato foi evidenciada pela diversidade de autoridades presentes, simbolizando a governança tripartite do sistema. Compuseram a mesa representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RO) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A sociedade civil também teve voz ativa, com a participação da presidência do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINDSEF/RO). A presença da Fundação Cultural (Funcultural) reforçou a visão de que a saúde se integra à cultura e ao bem-estar da população.

Após a cerimônia de celebração, a Superintendência do MS em Rondônia demonstrou seu compromisso com os desafios atuais da saúde pública. Os presentes participaram de uma palestra alusiva à campanha do Setembro Amarelo, abordando a importância da prevenção ao suicídio e dos cuidados com a saúde mental, uma área de atuação cada vez mais prioritária para o SUS.

O encontro foi finalizado com um coffee break, proporcionando um momento de confraternização e fortalecimento de laços entre os gestores e servidores, reafirmando o espírito de colaboração essencial para superar os desafios e continuar construindo a história de sucesso do Sistema Único de Saúde em Rondônia.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas