O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) prometeu e o teatro estadual está prestes a ser entregue à comunidade cultural do Estado. A superintendente da Secel, Eluane Martins informou que as obras estão sendo finalizadas. O Deosp prometeu a entrega da obra em 9 de abril e a inauguração será no dia 25. “A situação do teatro está tranquila. Estamos também resolvendo a questão da programação junto com a equipe de técnicos nomeada para esta finalidade”, disse.
A construção do teatro vem se arrastando há décadas. Iniciou no governo Raupp em 1997. Passou os oito anos do governo Ivo Cassol e nada. Foi preciso um político culto para terminar a obra. Confúcio Moura é escritor, poeta e médico. Tem livros publicados. O teatro será uma das grandes realizações do governo dele. Ainda que tenha apenas terminado a obra.
A obra contempla dois teatros, um de grande porte, com capacidade para 920 lugares, outro menor, com 217 vagas, totalizando 1.137 lugares, com investimento superior a R$ 20 milhões. O secretário de Obras, Lúcio Mosquini disse que o teatro pequeno está concluído na parte externa, e que a empresa realizada serviços de acabamento na parte interna, como detalhes no forro, luzes e nas paredes acústicas. “As centrais de ar estão instaladas. O trabalho está bem adiantado”, acrescenta Mosquini.
Momento Histórico
Para o diretor do Deosp, a conclusão do teatro estadual será uma marco na história de Rondônia, por uma série de motivos. Um deles, segundo Mosquini, é que obra foi iniciada há 16 anos e sofreu várias paralisações. Outro motivo é que Porto Velho é a única capital do país sem teatro. “A classe cultural de Porto Velho clama pela conclusão da obra e o governo estadual vai entregar teatro em abril”, assegura o diretor.