DesUnião Brasil
Fogo no parquinho ou o clima está esquentando para o lado do União Brasil. O ex-presidente do UB, deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) está em pé de guerra contra o atual, advogado Antônio de Rueda que foi eleito por unanimidade presidente da sigla. A eleição de Rueda aconteceu após um embate pela sucessão com o então dirigente do União, Luciano Bivar que até agora ainda não aceitou o resultado da convenção.
DesUnião Brasil 2
Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores, 4 governdores (dentre eles, Marcos Rocha, de Rondônia) e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.
DesUnião Brasil 3
Pois bem. Criminosos atearam fogo em duas casas da família de Antônio de Rueda, na praia de Toquinho, em Pernambuco. Uma das propriedades pertence ao próprio Rueda e a outra, à irmã dele, que é tesoureira do partido. O governador de Goias, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) acusa diretamente Luciano Bivar pelos dois incêndios. Ameaçado de morte por Bivar, Rueda registrou um boletim de ocorrência e levou a familia para fora do país. O novo cacique deixou claro que não vai recuar no projeto de comandar o União Brasil e que não vai se intimidar diante de qualquer ameaça.
Fátima na prefeitura
Lula priorizará candidaturas petistas em áreas de polarização com candidatos ligados a Bolsonaro. Porto Velho esta entre as 14 capitais onde o PT vai lançar candidaturas próprias. A ex-senadora Fátima Cleide foi designada para disputar o Palácio do Relógio com total apoio do presidente Lula.
Fátima na prefeitura 2
Em outras 12 capitais, o PT abrirá mão de liderar as chapas que disputarão as prefeituras e apoiará candidatos de partidos que integram a base do governo federal. Isso acontecerá em São Paulo, onde os petistas não terão uma candidatura própria pela primeira vez desde a redemocratização do país. Na capital paulista, o PT indicou a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) para ser vice, na candidatura que será liderada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Em São Paulo (SP), psolistas e petistas enfrentarão o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
+100 institutos federais
O presidente Lula anuncia, nesta terça-feira (12), a criação de 100 institutos federais até o fim do mandato, em 2026. O evento ocorrerá no Palácio do Planalto e contará com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana. “Eu vou anunciar mais 100 escolas técnicas neste país. Porque este país precisa investir na educação. O jovem brasileiro precisa estudar. Se ele não estudar para ter uma profissão, ele vai cair no crack, ele vai cair na droga, ele vai cair no crime organizado. E nós não queremos isso para a juventude brasileira”, disse Lula em entrevista ao SBT na segunda-feira (11).
+Destruição da Amazônia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado Federal, irá discutir nesta quarta-feira (13), o PL nº 3334/2024, que quer reduzir de 80% para 50% a cobertura vegetal em propriedades rurais dos municípios da Amazônia Legal. O PL, proposto pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO), visa alterar a Lei nº 12.651/2012 do Código Florestal, que estabelece a obrigatoriedade de manter uma área com cobertura de vegetação nativa de 80% em todos os imóveis rurais, em municípios que possuem mais de 50% do território de Unidades de Conservação (UC) e Terras Indígenas (TIs).