Na manhã de hoje, 12/11, com o apoio da Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia, o Estado, juntamente com todos os seus 52 municípios, fecharam 100% de adesão ao Programa Mais Acesso à Especialistas – PMAE do Ministério da Saúde.
O Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde – PNAES e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária – eAP, por exemplo a Equipe de Saúde da Família – eSF.
Quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, não será mais colocado em várias filas para atendimento, será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa. As secretarias de saúde municipais e Estadual supervisionarão esses serviços para garantir que tudo seja realizado em, no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação. O paciente irá para uma única fila.
“Isso significa compromisso do Governo do Presidente Lula e da Ministra Nísia Trindade com as necessidades de saúde de todos os rondonienses, de todos os brasileiros. É dinheiro novo nos cofres do Estado e dos municípios para que sejam retiradas milhares de pessoas da fila do sofrimento, a espera de uma cirurgia”, declara o Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans.
Os esforços do Secretário de Estado da Saúde de Rondônia – SESAU/RO, Coronel Jefferson Ribeiro, bem como da Dra. Lorena Fiorenzani, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Rondônia – COSEMS/RO e todos os secretários e secretárias municipais de saúde do Estado foram fundamentais para a adesão total dos municípios ao Programa, finaliza o Superintendente.