A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforçou na quinta-feira (28) sua disponibilidade e abertura ao diálogo com os poderes Judiciário e Legislativo da União, bem como com estados e municípios para avançar na proteção dos direitos dos povos indígenas. Em reunião com o senador Confúcio Moura (MDB-RO), na sede da autarquia, em Brasília, a presidenta Joenia Wapichana destacou que a Funai age conforme determina a legislação para cumprir suas responsabilidades com os povos indígenas e com as demais parcelas da sociedade brasileira.
O encontro contou com a participação de equipe técnica da Funai e de vereadores do município de Nova Mamoré (RO), que discutiram temas relacionados à regularização fundiária. Durante a reunião as dúvidas, apresentadas foram esclarecidas e os representantes locais destacaram a importância de levar informações positivas à comunidade.
Também na quinta-feira (28), a Funai recebeu o prefeito do município de Gaúcha do Norte (MT), Ari do Prado. Foram discutidas possibilidades de cooperação para qualificar o atendimento aos povos indígenas da região, entre elas medidas para assegurar assistência social e segurança alimentar.
Na reunião, solicitada pelo deputado federal Juarez Costa (MT), a presidenta Joenia Wapichana, acompanhada de equipe técnica da Funai, explicou os procedimentos necessários para a abertura de estradas que possam impactar territórios indígenas. Ela destacou, em especial, a necessidade de consulta aos povos indígenas e explicou que empreendimentos com potencial de impacto nas terras indígenas devem passar por um processo de licenciamento ambiental.
Assessoria de Comunicação/Funai