Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Curto-Circuito, considerada a maior ação já realizada no estado contra crimes de furto e roubo de cabos e fios de cobre. A operação está sendo coordenada pela Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos (DERF) de Ariquemes.
Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 7 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e em cidades do vizinho estado do Mato Grosso.
Segundo as investigações, a polícia identificou uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas, logística própria para transporte e revenda dos materiais furtados, além de uma cadeia hierárquica bem definida. O grupo teria participação direta em uma série de crimes registrados contra órgãos públicos, concessionárias de serviços essenciais e empresas privadas em diversas cidades rondonienses, como Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Presidente Médici.
Os prejuízos causados pela ação da quadrilha são estimados em valores milionários, impactando diretamente na continuidade de serviços fundamentais para a população, como fornecimento de energia elétrica, internet e telecomunicações.
A Polícia Civil destaca que a Operação Curto-Circuito é um marco no enfrentamento a esse tipo de crime em Rondônia, reforçando o compromisso da instituição na desarticulação de organizações criminosas e na proteção da infraestrutura crítica do estado.