28 C
Porto Velho
sábado, outubro 18, 2025

PF prende cinco pessoas em flagrante durante fiscalização na Terra Indígena Igarapé Lourdes em RO

Cinco pessoas foram presas durante fiscalização da Polícia Federal (PF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena Igarapé Lourdes, próxima a Ji-Paraná (RO). Ação aconteceu na última sexta-feira (7).

Segundo a PF, os agentes investigavam desmatamento e exploração ilegal de madeira na região, e tentavam identificar suspeitos de envolvimento em crimes ambientais.

Durante fiscalização os policiais flagraram os cinco suspeitos ao lado de um trator e na posse de 5 motosserras, que seriam usadas no desmatamento.

Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná e responderão pelo crime de extração ilegal de madeira.

Na sequência serão encaminhados ao presídio local onde permanecerão a disposição da justiça.

Desmatamento na Amazônia

Pasto após queimada em Rondônia — Foto: Fábio Tito/G1

Pasto após queimada em Rondônia — Foto: Fábio Tito/G1

O total de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia bateu recorde em janeiro de 2020. De acordo com os dados do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter-B), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram emitidos alertas para 284,27 km² de floresta – maior índice para o mês desde que começou a série histórica, em 2016.

Se comparado com os dados de janeiro de 2019, quando os alertas somaram 136,21 km², houve um aumento de 108%. O número mantém a tendência já verificada de aumento no desmate: no ano passado, os alertas subiram 85% na comparação com 2018.

Fonte: G1

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas