25 C
Porto Velho
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Coluna Zona Franca

Feliz aniversário

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e textoHoje é o aniversário do novo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos). Novo mesmo. Completa 41 anos apenas. O que justifica o gás que está gastando nos primeiros dez dias de mandato. No ritmo que está, LM deverá cumprir todas as promessas em apenas um ano. Ontem, por exemplo, Léo apresentou mais uma ação. “Criamos a primeira vaga para pessoas com Transtorno de Espectro Autista, realizada 100% pela Prefeitura de Porto Velho. Além da praça Três Caixas D’água, também foi criada no Parque da Cidade, e será criada em mais locais. Às demais vagas prioritárias também estão sendo criadas nos mesmos locais”. Na sexta-feira (10), Léo Moraes liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de janeiro de 2025. O encontro, realizado no auditório da Prefeitura de Porto Velho, instalada no Prédio do Relógio, reuniu secretários e superintendentes municipais para alinhar metas, iniciar a execução dos projetos prioritários e reforçar o compromisso com a transparência e eficiência no setor público. Pela juventude e vigor físico, Léo Moraes poderá superar o antecessor que deixou a administração de Porto Velho com boa aprovação.

Eleições 2026

A boa performance de Léo Moraes adiante da prefeitura de Porto Velho será preponderante para as próximas eleições. O prefeito vai precisar eleger pelo menos um deputado estadual e um federal para que pavimentem sua reeleição em 2028. E, claro, para respaldar uma possível candidatura ao governo de Rondônia em 2030, quando LM terá só 46 anos de idade. Tem futuro o moço?

Podemos

Quem sabe Euma Tourinho (MDB) e Vinicius Miguel (PSB), ambos nomeados na atual administração, cerrem fileiras no Podemos e sejam fortes candidatos em 2026? Tudo pode acontecer. O partido deverá receber a filiação de dezenas de lideranças, inclusive de vereadores da capital.

Intolerância à democracia

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e textoEsse é o diretor da Caerd, bolsonarista e negacionista climático. Ele protagonizou uma cena lastimável de intolerância à democracia, impedindo uma manifestação política. O referido é o mesmo que gravou um vídeo contra as reservas ambientais de Rondônia.
O advogado Samuel Costa (Rede), que, portanto, não é mais do PCdoB, levou a “culpa” mas tratou o maleducado bolsonarista com muita educação e civilidade. O PCdoB é um partido legalmente constituído e passou por mudanças ideológicas importantes. É um partido dissidente, contrário à regimes autoritários, hoje aliado à práticas desenvolvimentistas. O mundo mudou e o PCdoB também. Nada justifica a truculência desse dirigente bolsonarista.

Coroné

Não é à toa que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), está com prestígio abaixo do esperado. Seus assessores não ajudam. Teve até um que foi preso por corrupção. Nesse ritmo, Rocha deverá ser o único ex-governador a não se eleger senador da República. Aleluia.

Sem anistia

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e textoMais de 2.000 investigados. 898 responsabilizados. 527 em acordo de transação penal. 371 condenados. 225 presos com penas de 3 a 17 anos de cadeia. Ainda faltam os chefões. Eles precisam pagar pelos crimes que cometeram. Não haverá anistia. Jamais.

Trump

O futuro presidente dos EUA, Donald Trump, pretende reacender a chama do expansionismo territorial, ameaçando tomar à força o Canadá, Groelândia e retomar o Canal do Panamá. Não é ficção. É verdade. O mundo corre sério perigo de uma guerra de proporções trágicas e sem precedentes.

Passaporte para fuga

O covarde Bolsonaro bolou um plano para empreender fuga, pois está na iminência de ser preso. O plano foi descoberto por Xandão que não vai facilitar a fuga do meliante.

Pix monitorado

Pix se tornou a principal modalidade de pagamentos do país A quem interessa manter o pix como está, sem rastreamento? Ao crime organizado, claro. Ao PCC. Aos que desviam recursos das emendas parlamentares.

Pix monitorado 2

A desinformação em torno de uma suposta taxação no Pix vem alterando a rotina de lojistas e clientes Brasil afora. Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a Receita Federal terem desmentido categoricamente a possibilidade de cobrança de qualquer imposto sobre esse meio de pagamento, o receio já se reflete no comércio de rua e nos aplicativos de mensagens, segundo aponta reportagem do Estado de S. Paulo.

Pix monitorado 3

A reação do Executivo ocorreu em diferentes frentes. Um vídeo do ministro Haddad circulou nas redes, em que ele reforça que “não haverá taxação do Pix” e explica que o único foco do governo é a fiscalização de grandes transações, sobretudo no caso das casas de apostas. Além disso, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) intensificou os esforços de esclarecimento público, com publicações que destacam o caráter infundado dos rumores. A pasta ainda está em fase de transição, com a saída de Paulo Pimenta e a posse de Sidônio Palmeira como novo ministro.

TV Digital

O Ministério das Comunicações abriu um edital para levar 227 novos canais de TV Digital para 189 cidades brasileiras de todas as regiões do país.  Em Rondônia, podem ser beneficiados moradores de Itapuã do Oeste, Ji-Paraná e Porto Velho. Os interessados devem se cadastrar até 31 de janeiro por meio do site do Ministério das Comunicações, o gov.br/mcom.  A lista dos municípios contemplados também pode ser acessada no portal.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Relacionadas