Acompanhado do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, o governador de Rondônia, Confucio Moura, reuniu-se na manhã de hoje, em Porto Velho, com autoridades locais em busca de soluções para a cheia que atinge famílias em quatro municípios rondonienses. A vinda do ministro estava prevista para segunda-feira, mas, foi antecipada pela gravidade das enchentes que já atingem uma população de 500 mil pessoas em todo o Estado. Confúcio Moura enfatizou que a tomada de decisão dos governos estadual e federal nesse momento é de extrema importância para atender e socorrer as pessoas que já estão desabrigadas. “Temos que dar atenção aos pacientes, ao fornecimento de medicamentos e combustíveis onde precisa”, afirma.
“O momento é de salvar vidas e depois avaliar a reconstrução de pontes, estradas e garantir todos os recursos necessários para amenizar os impactos causados por esse fenômeno climático”, ponderou Francisco Teixeira, ministro da Integração Nacional.
O governador Confucio Moura solicitou auxílio para elaboração de projetos de engenharia para o quanto antes com vistas a evitar o desabastecimento de combustíveis e gás nos municípios afetados.
A presidente Dilma Rousseff sinalizou que a liberação de recursos dependo do orçamento, mas que a determinação da presidente é para que seja disponibilizado todo apoio necessário ao estado.
Faz parte da comitiva uma equipe do Ministério da Integração e da Defesa Civil, dos Ministérios de Defesa, de Minas e Energia e também da Agência Nacional de Águas no sentido de ver de perto a situação.
Fotos: Marcos Freire/Decom