João Leite disse que o que o levou a conceder o título a Osmar Silva foram os relevantes trabalhos realizados pelo jornalista, um dos pioneiros de Ariquemes. “O que Osmar propôs e fez, quando chegou à cidade, em 1979, foi algo promissor, inovador e inédito na época”. O jornalista, segundo João Leite, conseguiu instalar no município o jornal semanário “O Parceleiro”, com circulação estadual e que mais tarde passaria a circular diariamente, um fato histórico para à época. “Poucas cidades do interior da região norte contavam com um jornal de circulação diária, em cidades de pequeno porte como Ariquemes, no final da década de 70”.
O titulo de cidadão para Osmar Silva foi proposto por meio do projeto de lei 467/2013 e aprovado por unanimidade pela resolução 398/2013. Dos 13 vereadores de Ariquemes, 11 estavam presentes.
O jornal foi apenas umas das inúmeras atividades de Osmar Silva, que ocupou também o cargo de secretário de saúde na gestão do prefeito Sales; além de vários outras funções públicas em âmbito estadual, que serão lembradas logo mais durante a sessão solene. Osmar Silva é atualmente o Diretor de Comunicação do Governo de Rondônia.