O cacique Adriano Tupari, 33 anos, acadêmico de Administração em Rolim de Moura, destacou quinta-feira (27) na entrega de barcos e um ônibus para atender os alunos de escolas indígenas o apoio do governo Confúcio Moura para a expansão do ensino e ao transporte escolar nessas comunidades.
Adriano explicou que começou a estudar ainda na aldeia Tupari, onde a população é de 950 índios, dos quais 250 estudam regularmente. “É a primeira vez que nossas escolas estão recebendo tanto apoio do Governo do Estado. Os outros nos esqueceram, mas agora tudo mudou muito”, disse o cacique.
Na ocasião, o governador Confúcio Moura fez a entrega de 411 tabletes de 7” aos professores de Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Alto Alegre dos Parecis e Rolim de Moura. Durante o evento realizado no Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (CEEJA) de Rolim de Moura, o governador disse que este é apenas o começo para a padronização do ensino em todo Estado, pois estes tabletes já vem com programas de aulas padronizadas para cada série e isso irá ajudar o aluno inclusive nos casos de transferência para outros municípios, pois a grade escolar será a mesma
Barcos
Cacique Adriano Tupari
Para melhorar o acesso dos alunos às escolas indígenas, o governo entregou três barcos equipados com motor e um micro ônibus para atender escolas na Terra Indígena Rio Branco, Alta Floresta, composta por sete etnias. O governador disse ainda que todas as carteiras e outros mobiliários escolares também serão trocados e padronizados na rede pública estadual.
Ordem de serviço
O governador assinou ainda uma ordem de serviço para conclusão da reforma da quadra coberta da Escola Monteiro Lobato. As obras da reforma das salas de aula, em andamento, foram visitadas por Confúcio que, além de conversar com os trabalhadores, a maioria reeducandos e que participam do programa de reinserção social do governo, falou da importância das eleições diretas para a manutenção da democracia nas escolas públicas.
Ele defendeu a necessidade da direção da escola ouvir mais os professores, inclusive os experientes que podem transmitir suas experiências aos mais novos. “As escolas públicas têm que ter autonomia para poder gerenciar os seus próprios recursos. O dinheiro tem que vir direto para as escolas e não para os municípios. Por isso quero fazer uma revolução no setor da educação e já comecei, pois a meta do governo é melhorar os indicadores junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao Saer”, enfatizou Confúcio.
O professor Romeu Roque Royer, coordenador de Educação Indígena em Alta Floresta, recebeu as chaves dos barcos e do micro ônibus e ao agradecer ao governador apoio afirmou que estes meios de transporte são muito importantes para os indígenas, pois na Terra Indígena Rio Branco há 12 escolas e apenas dois barcos realizavam o transporte de 250 alunos e 27 professores. “Fico muito feliz com o governador e com este presente que servirá para os indígenas e também para o transporte dos professores”, disse Roque.
Altair Tupari, 22 anos, está em fase de conclusão do ensino médio. Garante ter oito irmãos e disse que todos moram na comunidade. “Quando comecei a estudar era muito difícil pois não existia nem barco nem ônibus. Pra estudar ou ia na nossa canoa ou ia a pé. Hoje estamos ganhando um presente muito bom. Estamos muito alegres. Valeu seu Confúcio!”, ressaltou Altair.
Participaram da solenidade os prefeitos Cesar Cassol (Rolim de Moura); Vantuil do Posto (Alta Floresta); Jurandir Oliveira de Araújo (Santa Luzia); a secretária adjunta de Educação, Nete Assunção; os deputados Luís Cláudio; Jean Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, Jairo Benetti; o vereador Rudney, e coordenador estadual da Educação Escolar Indígena, Flávio Santos.