A construção do novo complexo portuário da capital deverá receber perto de R$ 1 bilhão em recursos públicos e privados. O porto vai ocupar uma área na localidade de Porto Chuelo – cerca de 18 quilômetros depois de Porto Velho, à margem do Rio Madeira.
Além das obras do novo terminal privado de embarque de soja, do Grupo André Maggi, o complexo portuário rondoniense, com quase 30 milhões de metros quadrados, terá estrutura disponível para as empresas que vierem a se instalar na futura ZPE e no novo distrito industrial do Estado.
O novo complexo portuário e industrial de Porto Velho terá uma área total de 2.730 hectares, dos quais 258 hectares serão destinados à implantação da Zona de Processamento de Exportação de Rondônia. Serão R$ 260 milhões somente em recursos privados.
O DNIT investirá perto de R$ 74 milhões na construção da Rodovia Expresso Porto, da BR-364 até o novo complexo portuário, retirando o fluxo de caminhões pesados da zona urbana da capital.
A Eletrobrás também confirmou investimento pesado na construção de uma moderna subestação de energia, capaz de suprir as necessidades das empresas que serão instaladas.
A implantação da Zona de Processamento de Exportação também receberá investimentos públicos e privados e deverá estar totalmente concluída num prazo de 24 meses.