Uma força-tarefa dentro do sistema prisional de Porto Velho chamou atenção entre os dias 4 e 14 de junho. A Operação Saturação levou mais controle, revistas gerais e fiscalização reforçada a unidades prisionais da capital.
A ação mobilizou cerca de 60 policiais penais e fez parte de uma estratégia do governo de Rondônia para aumentar a segurança e reduzir riscos dentro do sistema penitenciário.
As equipes realizaram inspeções em celas, estruturas físicas e também reforçaram o monitoramento de pessoas que usam tornozeleira eletrônica.
O foco foi ampliar o controle interno das unidades e garantir o cumprimento das medidas judiciais dos monitorados.
A operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e executada por equipes especializadas como o Gape, a Geop e a Umesp.
Segundo o gerente de Operações Penais da Sejus, Reginaldo Barbosa Lima, a ação funciona como um reforço direto na segurança.
“Conseguimos identificar vulnerabilidades e reforçar protocolos para manter a ordem e a disciplina”, afirmou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que o trabalho conjunto das equipes fortalece o controle do sistema prisional e protege servidores e internos.
A operação seguiu um cronograma com ações diárias em diferentes unidades de Porto Velho, incluindo:
- Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
- Edvan Mariano Rosendo
- Pandinha (PMP)
- Centro de Detenção Provisória de Porto Velho
- Aruana e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro
- Milton Soares de Carvalho
- Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
- Fiscalizações na unidade de monitoramento eletrônico
As ações também incluíram inspeções repetidas em setores de monitoramento eletrônico nos últimos dias da operação.
Com o fim da operação, a Sejus avalia os resultados para definir novas ações de reforço no sistema prisional e ampliar o controle em outras unidades do estado.



