Na manhã desta sexta-feira, 3, a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes – DEFRAUDE, deflagrou operação visando combater um esquema de fraude na compra de veículos que, vem causando prejuízos a várias vítimas por todo o país nos últimos 10 anos.
As investigações iniciaram em outubro para investigar um golpe onde, mediante apresentação de RG falso e cheque sem fundos, houve a compra de uma camionete S10 de um casal de idosos.
Conforme apurado, identificou-se o autor do crime, A. da S., residente em Rolim de Moura, o qual tem diversas passagens por fatos semelhantes em vários Estados, que vinham sendo praticados desde 2014.
Dessa forma, contando com apoio de policiais civis de São Miguel do Guaporé e da 1ª DP de Rolim de Moura, foram cumpridos 1 mandado de prisão preventiva, em desfavor do investigado, e 2 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos documentos falsificados, folhas de cheque e aparelhos celulares.
O nome da operação faz referência ao termo grego PLASTÓS que significa “falsificar”, fazendo referência à forma como o investigado praticava seus crimes.
A Polícia Civil de Rondônia segue aprofundando as investigações para identificar outros envolvidos e vítimas, reforçando seu compromisso no combate às fraudes financeiras que têm causado graves prejuízos a vítimas em todo o país.