Entre novos, seminovos e usados, muitos veículos têm se destacado e mantido o posto de mais vendidos por anos seguidos
Com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas de janeiro até o final de outubro de 2024, o comércio de automóveis novos supera as vendas do mesmo período do ano anterior em cerca de 15%. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. Para a federação, a oferta de crédito impulsionou a venda de automóveis zero-quilômetro.
Entre novos e usados, todas as categorias se beneficiaram do bom momento do mercado. Somente no primeiro semestre a venda de usados aumentou quase 10%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quanto aos novos, somente em outubro deste ano foram vendidos mais de 260 mil veículos – 12% a mais que em setembro.
Os mais vendidos entre os carros novos
Na categoria de novos, a hegemonia da Fiat Strada vem se mantendo desde 2021. A picape compacta da marca italiana vendeu mais de 116 mil unidades entre janeiro e outubro. Contudo, seu sucesso vem sendo acompanhado de perto pelo Volkswagen Polo. O hatch 0km vendeu mais que a picape em outubro, mas ainda não superou o acumulado do período.
O automóvel da Fiat é hoje a versão picape do Mobi, e pode ser encontrado tanto com cabine simples, como estendida ou dupla. Boa tanto para a cidade como para o campo, possui motorização 1.3 ou 1.4 e oito válvulas. Já o hatch da montadora alemã vai desde a versão de entrada Track, 1.0, até a esportiva GTS, com motor turbo 1.4. Com bancos esportivos, retrovisores elétricos e até sensor de fadiga, a versão top de linha pode custar até R$ 155 mil.
Venda de usados e seminovos supera com vantagem a de novos
Já entre os usados e seminovos a marca de vendas supera muito a de zero-quilômetro: foram mais de 8 milhões vendidos no mesmo período – quase oito vezes mais. O Volkswagen Gol lidera entre os usados, seguido pelos Fiat Uno e Palio, respectivamente. São carros muito populares, com versões que atendem diversas necessidades.
Hoje, Uno e Gol são encontrados em versões equipadas com 3 cilindros e turbo, no caso do Uno – mais potentes, mas também mais caras. Contudo, as mais básicas, de motores 1.0, custam entre R$ 25 mil e R$ 35 mil. O Palio, que não é fabricado desde 2022, ano em que foi substituído pelo Cronos, também pode ser encontrado por essa faixa de preço, também na versão 1.0.
Quanto aos seminovos com até 3 anos de uso, o Hyundai HB20 se sai muito bem. Indicadores de venda da Fenauto o colocam como hatch mais atrativo do mercado, seguido por Chevrolet Onix e Fiat Argo. Entre os modelos sedã, o Toyota Corolla fica muito na frente dos seus concorrentes, como o Volkswagen Voyage e o Fiat Cronos.
Usados e seminovos têm atraído consumidores, devido a preços mais competitivos e boas condições de financiamento. Porém quem se interessa por um modelo que já teve dono deve procurar saber quais foram as condições de uso do veículo. Para tanto, é preciso buscar pelos históricos de manutenção e, se possível, procurar ajuda especializada para uma avaliação do seminovo ou usado.