37 C
Porto Velho
segunda-feira, setembro 1, 2025

CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres tem audiência hoje em Porto Velho

 

 VIOLAKK

Será realizada hoje, segunda – feira, 6, a partir das 14h no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, a audiência pública da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  da Câmara dos Deputados que apura a violência contra Jovens Negros e Pobres.

Os integrantes do colegiado estão visitando todas as capitais do Brasil para ouvir depoimentos de vítimas e visitar locais, onde já foi registrado casos de violência contra esse grupo social que vem liderando o ranking de mortes por armas de fogo, conforme dados da Anistia Internacional.

Segundo a entidade, o Brasil é o país onde mais se mata no mundo, superando muitas nações em guerra. Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticada por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.

A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional.

No mapa da violência de noventa países, o Brasil aparece na 11ª posição, enquanto no cenário nacional, a maior vulnerabilidade dessa faixa da população está em Alagoas. Rondônia fica na 17 ª  colocação  no cenário nacional, enquanto  na região Norte, está em   terceiro lugar em número de casos, ficando atrás apenas do Amazonas e de  Belém.

Foi com base nesse realidade  que a Câmara dos Deputados instalou a CPI para investigar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil.

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas