Fiesp reconhece
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reconheceu em nota a força do modelo econômico do governo Lula, em sua terceira gestão iniciada em janeiro de 2023, e celebrou o impacto positivo no crescimento econômico do país. O avanço de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2024 foi atribuído, em grande parte, ao forte dinamismo do mercado de trabalho, que tem gerado elevação dos salários e fortalecido a renda das famílias. Segundo vários economistas, o desempenho deste ano deve ultrapassar os 3%, impulsionado pela ampliação da massa salarial.
Fiesp reconhece 2
O modelo econômico adotado por Lula em seu terceiro mandato segue a linha dos dois primeiros períodos, marcados por uma forte expansão da renda e crescimento do mercado consumidor. Assim como nos governos anteriores, o aumento da massa salarial tem sido peça central para o crescimento da economia. De acordo com a Fiesp, “um dos reflexos desse dinamismo do mercado de trabalho tem sido a elevação dos salários, com crescimento real de 5,8% do rendimento médio do trabalho em junho de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior.”
MPF aciona justiça
Em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou prazo de 72 horas para a União responder sobre os pedidos feitos pelo MPF para aumentar o efetivo e assegurar condições de trabalho adequadas às brigadas PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o Ibama em Rondônia, atualmente ela possui apenas 205 brigadistas distribuídos em oito bases que atendem o estado e o sul do Amazonas. Na ação, o MPF pede que a Justiça Federal determine, de forma urgente, a liberação da verba da União para contratação de 15 brigadas com 30 brigadistas temporários cada (totalizando 450 brigadistas), com equipamentos de proteção individual (EPIs), duas viaturas e equipamentos de combate, para atuar junto ao Ibama em Rondônia, no combate aos incêndios florestais da região. Como alternativa, a União pode ser obrigada a requisitar bombeiros militares de outros estados, na mesma quantidade de agentes e de equipamentos, para atuação sob coordenação do Ibama em Rondônia, de forma a alcançar o mesmo resultado no combate aos incêndios.
Bandido
Cruel e sem limites, Pablo Farçal condiciona a morte de Lula para sair candidato em 2026. Segundo o Metrópoles, o candidato do PRTB à prefeitura de SP, Pablo Farçal disse que só pretende disputar a eleição presidencial de 2026 se Lula estiver morto. A coluna considera isso uma ameaça de morte. O que não falta é psicopata como ele para realizar o desejo de Farçal.
Bandido 2
A coluna destacou nos últimos dias o crescimento do candidato, mas agora enxerga estagnação de Farçal nas pesquisas e possível queda nos próximos dias. Ele já chegou ao máximo e a tendência é cair, à medída em que ele tem sido desmascarado. A ascensão meteórica dele tem sido bastante questionada. Até a prisão dele pode sair no final destas eleições. Nesta quinta, 5, tem pesquisa saindo do forno. A conferir.
32 dias
A pouco mais de um mês para as eleições municipais, os candidatos a prefeito de Porto Velho intensificam suas investidas visando atrair o eleitor indeciso. E existem muitos, apesar do favoritismo de Mariana Carvalho (União Brasil). Segundo colocado nas pesquisas, Léo Moraes (Podemos) faz uma campanha forte e eficiente. Já o candidato Célio Lopes (PDT) adotou uma campanha mais pragmática, sem ataques, mostrando um perfil mais família.
Sistema Gurgacz
O Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) iniciou a série de entrevistas com os candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Velho (RO),para as eleições municipais deste ano. A primeira a participar foi Euma Tourinho (MDB). Ontem, terça-feira (3), foi vez do candidato Léo Moraes (Podemos). Hoje, quarta, ser a vez de Mariana Carvalho (União Brasil). As entrevistas estão sendo realizadas às 11h30 nos estúdios do SGC em Porto Velho, e a ordem de participação dos candidatos foi definida por sorteio com as respectivas assessorias. Foram definidos oito temas principais, com um total de onze perguntas. Durante as sabatinas, as perguntas são sorteadas ao vivo, garantindo que as respostas não se repitam entre os candidatos.
Rolo em Rolim
O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio (União Brasil), foi denunciado por falsificação do certificado de conclusão do ensino médio. O boletim de ocorrência policial contra o prefeito foi registrado pelo presidente municipal do Partido Liberal (PL), Murilo Rodrigues Soares, por falsidade ideológica. Após registrar a ocorrência, o PL encaminhou ao Ministério Público cópia do documento entregue a delegado de Polícia de Rolim de Moura. O presidente do Partido Liberal também apresentou ao MP documento que comprovaria a falsificação do certificado. As informações são do Blog Entrelinhas.
Crise na direita
Após um deputado revelar que estava sendo vítima de uma tentativa de extorsão do ex-empresário Silvio Jorge, começou a aparecer um mar de lama envolvendo o partido Democracia Cristã (DC). O presidente nacional do partido, José Maria Eymael, já teria sido informado dos acontecimentos, que agora foram parar na delegacia. De acordo com o que apurou o Blog Entrelinhas, quem manda no DC seria Silvio Jorge, marido da presidente estadual partido, Raimunda Lucia da Silva Teixeira. Teria sido ele quem exigiu dinheiro de um deputado federal, mediante ameaças de retirar a legenda da coligação Somos Todos Porto Velho, que tem a ex-deputada federal Mariana Carvalho como candidata a prefeita.
Mais confusão
O Solidariedade de Porto Velho está sendo acusado por não repassar cota do fundo eleitoral para o candidato a vereador pelo partido, Terrinha. Ele registrou reclamação formal junto o TRE-RO que já entrou no caso para investigar se a cota de gêneros está sendo cumprida no Solidariedade em Porto velho. Terrinha é da periferia e vem sofrendo no partido. Ele disse que chegou até ser barrado na entrada do Solidariedade pelo agente de portaria.
Candidatos a vereador de Porto Velho.
Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.
Clique aqui
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
Acesse também: Patrulha Verde