Fazuele
A pesquisa Indicadores Industriais, publicada na segunda-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirma o cenário de recuperação econômica no país. Foram registradas altas no emprego, na massa salarial e no rendimento médio dos trabalhadores na indústria de transformação. A economia do Brasil em 2024 está em crescimento, com projeções positivas para o Produto Interno Bruto (PIB): O Ipea projeta um crescimento de 3,3% do PIB para 2024. O mercado financeiro projeta um crescimento de 2,96% do PIB para 2024. A Fitch Ratings projeta um crescimento de 2,8% do PIB para 2024. O segundo trimestre de 2024 foi o mais forte desde o quarto trimestre de 2020, quando o PIB cresceu 3,7%. A indústria se destacou, especialmente na eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e na construção. O comércio varejista também apresentou crescimento, com alta de 0,6% de junho para julho. Em comparação com julho de 2023, o crescimento foi de 4,4%
Fazuele 2
Talvez seja por isso que Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, secretário de Governo da gestão paulista e um dos aliados mais próximos de Tarcísio, disse: “Lula não pode ser menosprezado nunca. É um dos motivos para eu achar que o Tarcísio não deveria concorrer à Presidência. Enfrentar o Lula nunca é fácil. E a avaliação dele não é ruim, é regular, o que não é nada mal para alguém que há alguns anos estava numa situação muito difícil. Tenho certeza de que ele será candidato.” Kassab não é burro. Não é à toa que o PSD sob sua presidência elegeu mais de 800 prefeitos no Brasil.
Juventude do PT
Jovens do PT conquistaram 33 prefeituras e 561 cadeiras nas câmaras municipais em todo o Brasil. Nova geração de lideranças petistas supera desempenho de 2020 com pautas progressistas e transformadoras. Conheça alguns dos nomes:
Luna Zarattini (@lunazarattini), vereadora mais votada da história do PT em São Paulo (SP).
Duda Hidalgo (@dudahidalgo13), vereadora eleita em Ribeirão Preto (SP).
Pedro Rousseff (@pedrorousseff), vereador eleito em Belo Horizonte (MG).
Marina Bernardes (@marinaabernardes), vereadora mais votada da história de Passo Fundo (RS).
Mônica Facio (@amonicafacio), vereadora eleita em Taquara (RS).
Maíra do MST (@mairadomst), vereadora eleita no Rio de Janeiro.
Marçal é Boulos
Pablo Marçal projetou uma vitória do deputado federal Guilherme Boulos na disputa pela Prefeitura de São Paulo e afirmou que só apoiaria Ricardo Nunes se o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo, o governador Tarcísio de Freitas, o próprio prefeito e o pastor Silas Malafaia se retratassem das “mentiras” que ele alega terem sido faladas a seu respeito. No xadrez político, o ex-candidato do PRTB deseja uma vitória de Boulos sobre Nunes.
Marçal é Boulos 2
Quem diria (mas a coluna previu isso). Marçal torce pela vitória de Boulos no segundo turno só de pirraça. O ex-coach afirmou ainda que “a culpa” não será dele caso Guilherme Boulos (PSOL) se torne prefeito. “Libero os 1.719.024 cidadãos paulistanos que confiaram na minha candidatura para votarem de acordo com suas convicções, princípios e ideologias”, disse o candidato derrotado, em nota. Diante da mudança de rumo de Marçal e de outros fatores, a coluna reúne condições para cravar que Boulos será o próximo prefeito de São Paulo.
Pesquisa SP
A primeira pesquisa do segundo turno feita pelo instituto Paraná Pesquisas sobre a corrida eleitoral em São Paulo aponta que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, tem 52,8% das intenções de voto, contra 39% de Guilherme Boulos (PSOL). Segundo o levantamento, 4,8% votariam em branco ou nulo, e 3,4% não souberam responder. Na pesquisa espontânea, Nunes registrou 35,3%, enquanto Boulos tem 29%. Nunes apresenta menor rejeição, com 33,1%, contra 48,1% de Boulos. O estudo ouviu 1.200 eleitores entre 7 e 9 de outubro e foi registrado no TRE-SP (SP-08049/2024). E hoje, na parte da tarde, sai a pesquisa do Data Folha. O segundo turno está só começando.
Debate
A rádio CBN, jornal O Globo e site Valor promoveriam, nesta quinta-feira (10), o primeiro debate do segundo turno entre os candidatos à prefeitura de São Paulo (SP) Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Nunes, entretanto, não participou. A CBN informou que somente Boulos compareceu ao debate. Com a ausência do prefeito candidato à reeleição, o debate virou uma entrevista de uma hora com Boulos.
Golpe legislativo
Deputados de extrema direita desejam impor sua vontade ao povo à revelia da Constituição Federal pois querem distribuir bilhões às suas bases sem dar satisfação a ninguém. Um pacote para emparedar quem vai julgar essas safadezas. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (9), duas propostas de emenda à Constituição que limitam poderes do STF e facilitam o impeachment de seus ministros.
Golpe legislativo 2
Bolsonaristas bradam que o Supremo Tribunal Federal derruba as leis aprovadas no parlamento. Ora, a revisão da legislação para verificar se elas atendem à Constituição é exatamente a função da corte. Se uma lei nova é aprovada fora das regras do jogo, precisa ser alterada. Ironicamente, quando a lei não interessa ao bolsonarismo, ele corre ao STF para pedir a suspensão de sua efetividade.
Golpe legislativo 3
Ações que limitam ou alteram prerrogativas do Poder Judiciário precisam ser de iniciativa do próprio poder, segundo a Constituição, e não do parlamento. Os senadores, que já aprovaram as propostas, e os deputados, que agora se debruçam sobre elas, sabem disso. Mas querem fustigar o STF, taxando-o de autoritário diante da opinião pública, até que possam operar livremente. Não em nome da liberdade, mas da libertinagem da mais descarada. (As informações são de Leo Sakamoto).
Golpe legislativo 4
As duas PECs ainda precisam passar por comissões especiais, criadas pelo presidente da Câmara e, se aprovadas, seguem para o plenário, onde dependem do aval de 308 deputados em dois turnos. Arthur Lira terá de definir se pretende, no final de seu mandato, entrar em choque com o Supremo. O texto das decisões monocráticas já foi aprovado pelo Senado, mas a proposta que dá poder de revisão ao Parlamento sobre a Corte ainda precisa do aval dos senadores. (Estadão)
Segundo turno
A propaganda eleitoral gratuita do segundo turno em 2024 começa amanhã, sexta-feira (11), até 25 de outubro. Nesta fase da campanha, as regras são diferentes: os dois candidatos têm a mesma quantidade de tempo de exposição na TV e no rádio. Em Porto Velho estão previstos dois debates: SIC TV Record: 19 de outubro, às 20h e TV RO-Globo: 25 de outubro, às 21h.
Mariana X Léo
Ambas as candidaturas no segundo turno já estão em campo. Mariana Carvalho (UB) tem uma extensa agenda no dia de hoje. Ela venceu o primeiro turno com larga vantagem, confirmando as sondagens dos principais institutos de pesquisas. Por seu turno, Léo Moraes (Podemos) corre contra o tempo e contra a desvantagem de não ter eleito nenhum vereador. Busca freneticamente os apoios dos candidatos derrotados, sendo que o terceiro colocado, Célio Lopes (PDT), vislumbra apoiar a concorrente. Léo reuniu com segmentos progressistas e recebeu apoios importantes.
SINTERO
o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) destaca a importância de um voto consciente neste momento decisivo. A entidade ressalta que a escolha do próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho terá impacto direto nas políticas públicas educacionais e nas condições de trabalho da categoria.
Calçada Criativa
Será inuagurada nesta sexta, 11, no centro de Porto Velho, a Calçada Criativa, situada na rua Santos Dumont, entre a Praça das Três Caixas D’Água e a Praça Aluízio Ferreira. Mais do que um simples ponto de encontro, a Calçada Criativa chega para unir história, arte e gastronomia, criando um espaço que celebra a essência da cidade e seus talentos.
Calçada Criativa2
Com funcionamento todas as semanas, de quinta a domingo, a Calçada Criativa será um lugar de convivência, onde visitantes poderão caminhar, explorar exposições culturais e saborear pratos típicos. Tudo isso em meio a uma atmosfera que respira a cultura e a identidade de Porto Velho. Voltada especialmente para os artesãos e profissionais criativos da cidade, a Calçada oferece uma oportunidade única de compartilhar suas criações com o público. Para participar, basta se cadastrar no Giro Empreendedor pelo número (69) 98473-8216, iniciativa que fortalece a economia local, dando visibilidade àqueles que transformam suas habilidades em arte.
Calçada Criativa 3
A Calçada Criativa também busca reviver o centro histórico, oferecendo um novo ponto de lazer e cultura. Seja para quem passeia pelas ruas ou deseja conhecer o que há de mais autêntico na cidade, este novo espaço promete ser um ponto de encontro para moradores e turistas, onde histórias e talentos se entrelaçam.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]