25 C
Porto Velho
terça-feira, outubro 28, 2025

Energisa entrega projeto de eficiência energética do Hospital Municipal de Nova Mamoré

Com o compromisso de tornar o atendimento à população mais moderno e sustentável, o Hospital Antônio Luiz de Macedo (HALM), em Nova Mamoré, deu mais um passo importante rumo à eficiência energética. Na tarde desta segunda-feira, 27, a equipe da Energisa Rondônia esteve na unidade hospitalar para realizar a entrega oficial do Projeto do Programa de Eficiência Energética (PEE), que contemplou o hospital com 49 novos aparelhos de ar-condicionado, 2 freezers e uma usina fotovoltaica.

O evento contou com a presença de vereadores da Câmara Municipal de Nova Mamoré, profissionais da saúde e do deputado estadual Ezequiel Neiva, que representou a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).

A iniciativa só foi possível graças à atuação do ex-diretor do hospital e atual técnico da chefia de gabinete da Prefeitura de Nova Mamoré, Nakágima Sanllay, responsável pela elaboração do projeto inscrito no edital do PEE da Energisa. Com olhar técnico e visão estratégica, Nakágima identificou a oportunidade de modernizar o hospital sem onerar os cofres públicos, elaborando um projeto sólido, pautado em eficiência e sustentabilidade. Seu trabalho foi determinante para que o HALM fosse contemplado, garantindo investimentos que hoje se refletem em economia, melhoria do atendimento e mais conforto para pacientes e profissionais da saúde.

O projeto representa um investimento de aproximadamente R$ 800 mil em equipamentos e infraestrutura. Com a instalação da usina fotovoltaica e a substituição das centrais de ar-condicionado, o hospital deverá gerar uma economia estimada em quase R$ 300 mil por ano, recursos que poderão ser direcionados para outras melhorias na área da saúde e manutenção da unidade.

Durante o evento, o vice-prefeito Sérgio Bermond destacou a importância da parceria e o impacto positivo que o projeto trará à saúde pública do município.

“Essa conquista mostra o quanto parcerias bem estruturadas podem transformar o serviço público. Hoje, o HALM possui equipamentos modernos e sustentáveis, resultado de uma união de esforços que beneficia diretamente quem mais precisa: a população de Nova Mamoré”, afirmou Bermond.

O gerente da Energisa Rondônia, Fabiano Medeiros, ressaltou que o projeto faz parte do compromisso da concessionária com a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável em todo o estado.

“Nosso objetivo é promover o uso consciente e eficiente da energia elétrica, contribuindo com instituições que fazem a diferença na vida das pessoas. Ver o resultado desse projeto no hospital de Nova Mamoré é motivo de orgulho para toda a equipe da Energisa”, destacou Medeiros.

O ex-diretor do HALM e atual técnico da chefia de gabinete da Prefeitura, Nakágima Sanllay, relembrou o processo de elaboração do projeto e celebrou a concretização da iniciativa.

“Foi um trabalho construído com muito empenho e em conjunto com os chefes de setor da nossa gestão frente ao hospital. Saber que esse projeto saiu do papel e hoje está beneficiando pacientes e servidores é uma grande realização pessoal e profissional”, declarou Nakágima.

Sobre o Projeto

O principal objetivo do Programa de Eficiência Energética (PEE) é reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no ponto de consumo da unidade hospitalar. A estratégia para alcançar essas metas está centrada na substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, incluindo 49 aparelhos de ar-condicionado e 2 freezers.

Além de melhorar o conforto térmico para pacientes e profissionais, a modernização proporcionará uma economia significativa de energia, equivalente ao consumo médio de mais de 70 residências. A ação também reforça o compromisso com a sustentabilidade, garantindo o descarte ambientalmente correto dos equipamentos substituídos e a geração de energia limpa por meio da nova usina fotovoltaica instalada no hospital.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas