Euma Tourinho 2.0
Sem criatividade? Só a coluna acha que a candidata Euma Tourinho (MDB) fez certinho o dever de casa? Euma atingiu o objetivo dela. Tá todo mundo falando sobre o assunto nas redes sociais, até os adversários dela. Para quem chegou agora, ela recorreu à tática de marketing agressivo do candidato Pablo Farçal a prefeitura de São Paulo. Foi um plágio legal. Risos. Melhor do que ir pra feira comer pastel com caldo de cana ou segurar criança no colo. A coluna ressalta a coragem dela de sair do lugar comum, da mesmice que permeia a maioria das candidaturas. A coluna está sendo incoerente, já que combate a candidatura de Pablo Farçal? Não. Ninguém combate o fraco. Desenhando.
Data Folha
Falando em Pablo Farçal, o Datafolha divulgará hoje, quinta-feira (5) às 16h, mais pesquisas sobre as intenções de voto para as eleições municipais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Este é o primeiro levantamento realizado pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, que começou na última sexta-feira.
Data Folha 2
Dizem que será o divisor de água para os candidatos de São Paulo. Se Farçal continuar crescendo, já era. Mas, se ele não crescer ou estagnar, será um sinal de que ele está ladeira abaixo. Na pesquisa anterior, Boulos apareceu com 23% das intenções de voto, seguido de Farçal com 21%, um salto em relação aos 14% que tinha em julho e Nunes com 19%. Os três candidatos estão empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A coluna aposta que ele não cresce, vai começar a derreter, definhar. As eleições municipais de 2024 são um grande laboratório da extrema direita visando às eleições para o Congresso Nacional e a presidência.
Cruel e sem limites
A coluna não viu nehuma reação da esquerda, sobre a fala de Pablo Farçal sobre desejar a morte de Lula para sair candidato presidência da República em 2026. Contextualizando, ele disse que derrotaria Tarcísio e condicionou 2026 à morte de Lula. Segundo o Metrópoles, Farçal disse que só pretende disputar a eleição presidencial de 2026 se Lula estiver morto. A doida da Janaína Paschoal, se doeu. Logo ela.
Pesquisas
Duas pesquisas foram divulgadas ontem, para a prefeitura de Porto Velho. Na realizada pelo Instituto Veritá, Mariana Carvalho (UB) obteve 39,3% das intenções de votos e Léo Moraes (Pode), em segundo, com 22,5%. Em terceiro a Juíza Euma Tourinho (MDB) com 4,9%, Célio Lopes (PDT) em quarto com 3,9%. Já na pesquisa realizada pelo Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, Mariana Carvalho dá um salto, liderando a disputa com 55,8% das intenções de voto. Na segunda posição está o ex-deputado federal Léo Moraes, com 18,2% dos votos. Se as eleições fossem hoje, não teria segundo turno. Mas, os candidatos querem levar o jogo para a prorrogação se puder.
Léo Ladeia
Excelente a entrevista que o jornalista Carlinhos Araújo (ex-Hora do Povo, Rondônia FM), concedeu ao programa Léo Ladeia (SGC-Rede TV). Uma aula de história política, discorrendo sobre assuntos que este colunista também viveu em Rondônia, com detalhes desconhecidos também. Por exemplo, o ex-governador José Bianco, ficou marcado para o resto da vida por ter demitidido 10 mil servidores públicos em 2000. Mas, segundo Araújo, o culpado foi o ex-governador Valdir Raupp. Léo Ladeia achou que Carlinhos Camurça foi um deputado constituinte. Não foi. Camurça foi eleito em 1990, pelo PTB de Olavo Pires. Aliás, o PTB fez sete dos oito deputados federais: Edison Fidélis, Nobel Moura, Jabes Rabelo, Carlinhos Camurça, Reditário Cassol, Maurício Calixto e Pascoal Novais. Um feito inédito. Raquel Cândido foi eleita pelo PDT.
Dia da Amazônia
Hoje, 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Sem motivos para comemorar. Mas, porém, será um dia especial para a candidata vereadora pela Rede, ativista Neidinha Suruí. Ela escolheu o dia de hoje para a inauguração do comitê de campanha, às 19h00 hs na rua Dom Pedro II 1892, em Porto Velho. Com uma trajetória marcada por mais de 30 anos de ativismo em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, Neidinha, que é mãe da Txai Suruí, avó e indigenista, se coloca à disposição para representar a população portovelhense na Câmara Municipal. Nascida em 17 de junho de 1959, em Plácido de Castro, no Acre, Neidinha Suruí viveu sua infância na Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, em meio à floresta. As lembranças de uma infância descalça, brincando com animais, tomando banho de rio e caminhando pela mata, contrastam com a experiência de adaptação ao ambiente urbano quando precisou se mudar para a cidade para estudar.
Logo quem…
É cara de pau que chama? O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) apresentou no ultima sexta-feira (30), o projeto de lei 3403/24 que busca aumentar as penas para quem provoca incêndios criminosos nas florestas da Amazônia Legal. A proposta visa endurecer a punição, com reclusão de quatro a doze anos e multa, especialmente em casos de danos graves ao meio ambiente ou incêndios durante a seca. Só durante a seca? Da bancada ruralista, Chrisóstomo sempre tem votado contra o meio ambiente, tendo se insurgido contra as Ongs. Igualmente o colega de partido, senador Jaime Bagatoli que apresentou projeto para reduzir a área de proteção ambiental de 80% para 50%. Ou seja, são a favor do desmatamento e destruição da Amazônia.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
Acesse também: Patrulha Verde