25 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Coluna Zona Franca

Eleições 2026

Pode ser uma imagem de textoDaqui a um ano e meio acontecem as eleições gerais de 2026. De deputado estadual a presidente da República, políticos se preparam para disputar os principais cargos públicos. Em Rondônia a disputa promete ser acirrada. Os candidatos mais favoráveis ao governo estão na direita, como vem sendo desde sempre. A esquerda não conseguiu eleger nenhum governador desde a volta da democracia. Em 2002 elegeu uma senadora e dois deputados federais. Nos últimos 20 anos, porém, não tem logrado êxito nas urnas. Para 2026 a prioridade do PT, por exemplo, será eleger senador e deputado federal.

Eleições 2026-2

Os principais nomes para o governo de Rondônia são: Hildon Chaves (PSDB), Expedito Jr (PSD), Sérgio Gonçalves (União Brasil), Marcos Rogério (PL), Adailton Fúria (PSD), Vinícius Miguel (PSB), dentre outros. Já para as duas vagas no Senado Federal: Fátima Cleide (PT), Mariana Carvalho (União Brasil), Acir Gurgacz (PDT), Arismar Araújo (Podemos), dentre outros.

Eleições 2026-3

Para a Câmara Federal: Samuel Costa (Rede), Neidinha Surui (Rede), Almir Surui (PDT), Célio Lopes (PDT), Jesualdo Pires (PSB), Ramon Cujui (PT), Euma Tourinho (MDB), dentre outros.

                                           PSDB-PSD

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, negocia com o PSDB | Foto: Divulgação/PSDB/PSD/Montagem/Thiago Vieira/Revista OesteO Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) enfrenta uma crise interna, o que levou a considerar uma fusão com o Partido Social Democrático (PSD), liderado por Gilberto Kassab. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou a informação nesta segunda-feira, 6.
Desde 2022, o partido perdeu figuras importantes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, que migrou para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), e o ex-chanceler Aloysio Nunes. Além disso, os tucanos avaliam ampliar sua federação com o Solidariedade, depois de uma parceria conturbada com o Cidadania. As negociações com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) não progrediram por causa da sua proximidade com o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

 PSDB-PSD 2

Em Rondônia, o único tucano mais vistoso é o ex-prefeito Hildon Chaves, pré candidato ao governo de Rondônia. Se PSDB fundir com o PSD, Hildon Chaves vai voltar a ter Expedito Jr como companheiro partidário. Hildon Chaves sozinho não vai prá lugar nenhum. A fusão viria a calhar. Expedito se dá muito bem com HC.

Fusões e federações

Entre as negociações mais avançadas, PP, Republicanos e União Brasil trabalham para consolidar uma federação. Caso concretizada, a aliança garantirá liderança no Congresso, mas enfrenta entraves regionais e disputas internas. O União Brasil, por exemplo, ainda lida com divisões após atritos recentes nas eleições da Câmara, onde Republicanos e PP apoiaram Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência, enfraquecendo a candidatura de Elmar Nascimento (União-BA).

Fusões e federações

Enquanto o Centrão negocia expansão, siglas menores como PV, Rede e Cidadania enfrentam riscos de extinção devido à cláusula de barreira. A lei exige que partidos elejam 13 deputados ou obtenham 2,5% dos votos válidos para manter acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda. O PV avalia deixar a federação com PT e PCdoB, enquanto dialoga com PSB e PDT para uma nova aliança. A Rede planeja romper com o Psol e buscar outros parceiros, já que possui apenas um deputado e nenhum senador.

Central Intelligence Agency – Wikipédia, a enciclopédia livreFuga de Maduro

Serviço secreto norte-americano identificou um plano de fuga de Maduro que prevê rota de escape via porto marítimo de Porto Velho – Rondônia com destino ao continente europeu à oeste da Ásia. As FFAA dos EUA montaram uma base militar na Guiana, com milhares de soldados, para uma possível intervenção. Com certeza erraram o nome do estado. Mais uma vez. Até porque Rondônia não tem mar.

 

Covid-19

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu na segunda-feira (6/1), uma fiscalização focada nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e policlínicas de Porto Velho. Nas vistorias, uma das situações mais graves foi a falta de exames de Covid-19 em todas as unidades, à exceção da UPA da Zona Sul. Na vistoria feita na Policlínica Ana Adelaide, a equipe de auditoria ouviu muitas críticas sobre a demora no atendimento. Alguns pacientes esperavam há mais de 3 ou 4 horas.

Covid-19-2

Ainda na auditoria, de modo geral, foram consideradas boas as condições da unidade. As escalas de plantão estavam disponíveis no mural de entrada da unidade. A quantidade de profissionais prevista na escala estava adequada. O equipamento de Raio-X funciona, inclusive foi relatado aumento no número de exames devido ao aumento de casos de viroses. O laboratório opera normalmente e apenas o equipamento para exames bioquímicos, que está em fase de instalação. A equipe ainda não foi treinada para operá-lo. A limpeza é realizada rotineiramente e o descarte de resíduos hospitalares é feito de maneira organizada. Todos os profissionais possuem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com reposição regular.

Covid-19-3

Todas as informações e situações levantadas nas fiscalizações foram reunidas em relatórios e encaminhadas à nova gestão do município de Porto Velho, responsável pelo gerenciamento das UPAs e das policlínicas 24 horas. Caso os problemas não sejam solucionados, o Tribunal de Contas irá representar os responsáveis, podendo gerar multas e até reprovação nas contas. Essas situações serão enfatizadas pelo TCE-RO na reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de Porto Velho.

Covid-19-3

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou, na segunda-feira (6), o Alerta Epidemiológico n°1, em função do aumento nos casos de covid-19 na capital. Nos primeiros dias de 2025, foram registrados dois óbitos pela doença, que estão em investigação epidemiológica. Diante deste cenário, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) reforça a necessidade de intensificar as medidas preventivas e orienta a população sobre os serviços de saúde. Sobre insumos, o prefeito Léo Moraes disse que tem poucos testes de Covid no estoque da Secretaria de Saúde, mas que ja foi feita a distribuição desses kits. “Estamos correndo contra o tempo para aquisição de mais testes”, disse o prefeito.

28 anos de prisão

Conforme informações da jornalista Malu Gaspar, do Globo, advogados dos indiciados na investigação da trama golpista aguardam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), prevista para fevereiro. Eles preveem que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), imponha penas médias de 20 anos de prisão aos principais investigados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto, que já está preso. “Com base nos crimes imputados e nos julgamentos anteriores do STF, a pena média deverá ser de 20 anos”, afirmou um dos advogados consultados pelo blog. Essa estimativa se baseia na condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira em setembro de 2023, que recebeu 17 anos por danos qualificados, deterioração de patrimônio público, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa.

28 anos de prisão-2

Jair Bolsonaro enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, com pena total que pode chegar a 28 anos. Braga Netto é acusado de ser um dos líderes da organização que visava manter Bolsonaro no poder através de divisão de tarefas e ataques virtuais a opositores e instituições.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Relacionadas